Transporte Coletivo e Greve.

Paralisação! Greve! Aja paciência!

Paciência, paciência...
Creative Commons License photo credit: renedepaula

Movimento dos trabalhadores: Tenho notado no noticiário nestas últimas semanas vários movimentos de greve dos trabalhadores do setor do transporte coletivo urbano. Em São Paulo, na cidade de Vitória no Espírito Santo, em Fortaleza no Ceará, na cidade de Uberlândia – Minas Gerais, em Teresina no Piauí, na cidade de Campinas em São Paulo são alguns dos exemplos.

Aqui em Florianópolis esta semana o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Urbanos de Passageiros da Região Metropolitana de Florianópolis (Sintraturb) através de publicação e distribuição do “Jornal do Ônibus”, um informativo distribuído gratuitamente a população no centro da cidade, tinha como conteúdo principal vários artigos que tentavam esclarecer o movimento dos trabalhadores, sua insatisfação, criticar as condições de trabalho, o aumento das tarifas, as condições dos ônibus, comentar a respeito dos bastidores das negociações entre as empresas e os trabalhadores e justificar os movimentos grevistas.

A distribuição deste jornal e todas as notícias dos últimos dias, me faz perceber que logo, logo vamos ter uma greve de ônibus por aqui.

➡ Não estou aqui para criticar as greves, até estou de acordo, acho justo os trabalhadores lutarem por melhores condições de trabalho e salário.

Mas o que acho ruim nisso é que quem sofre no final das contas não tem nada a ver com esta briga: nós que dependemos do transporte coletivo! 😡

Avenida 9 de Julho, Centro São Paulo
[ Coletivo em São Paulo Lotado!]Creative Commons License photo credit: Uma câmera de celular na mão

Querem fazer greve? Então façam! Mas avisem ao povo quando a greve vai começar!

😯 Pôxa, ano passado foi o caos! Me lembro bem: Moro um pouco longe do terminal de ônibus, mais ou menos uns dez minutos a pé até chegar ao terminal, quando chego lá, sou impedido de entrar por causa da maldita paralisação, ninguém avisou, o jornal da manhã não informou, a rádio não falou, na internet nada e acabou que pegou todo mundo que tem que acordar cedo para ir ao trabalho de surpresa. Como se o fator surpresa fosse adiantar alguma coisa, alguém por favor, informe ao Sintraturb que os donos da Transol, Emflotur, Canasvieiras, Insular, Estrela provavelmente não andam de ônibus… 😈

Putz, só não fiquei sem trabalhar porque tive sorte e consegui uma carona, cheguei atrasado, tive que ficar até tarde trabalhando para compensar o atraso, e depois no final da tarde ainda tive que voltar a pé para casa, pois a greve ainda não tinha acabado! E não fui só eu que sofri com isso não! Várias pessoas ficaram a ver navios, digo ônibus, sem poder ir trabalhar. E pergunto: Quem pagou os prejuízos desse povo todo?! O Sindicato e as Empresas que não foram…

Se tivessem avisado um dia antes, pelo menos teriam causado menos prejuízo e ainda recebido apoio da população. Só que neste último episódio, o povo ficou 👿 p*to da vida com raiva dos motoristas e cobradores e totalmente insatisfeito com a greve e xingando até a última geração dos trabalhadores do transporte coletivo.

E repito aqui de novo:

– Querem fazer greve? Então façam! Mas avisem ao povo quando a greve vai começar!

❓ É pedir muito?! 😕

This entry was posted in Florianópolis, Governo, Papo-Cabeça, Politica, Trabalho and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *