Segurança no trânsito é preciso.
photo credit: Erik R. Bishoff
Você dirige com segurança? Sabe como levar as crianças no carro?! O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) alerta que a população não sabe realizar o transporte de crianças de forma segura. Conforme reportagem da Agência Brasil:
[…] Dados do Denatran revelam que 21.199 crianças com idade entre 0 e 12 anos foram vítimas de acidentes de trânsito em 2006 – 818, fatais. De janeiro a julho deste ano, apenas no Distrito Federal, 12 crianças na mesma faixa etária perderam a vida no trânsito. Em 2007, foram 23. […]
E como estamos na semana nacional de educação para o trânsito vale a divulgação de um material que está disponível no Denatran a cartilha “Segurança no transporte de crianças e gestantes“.
Com conteúdo bem interessante vale a pena ler refletir se estamos nos portando de forma adequada ao transportar nossas crianças. O documento traz dicas de como escolher as cadeirinhas de transporte e qual o tipo mais adequado para cada idade.
Algumas recomendações ao transportar crianças, conforme a cartilha:
- Usar travas bloqueando a abertura interna das portas traseiras;
- Manter os vidros levantados, deixando apenas uma pequena fresta para a ventilação em dias quentes;
- Nunca carregue crianças no colo;
- Nunca transporte crianças no porta malas;
- Nunca coloque mais de uma criança no mesmo cinto;
- Se for inevitável carregá-la no colo (recém nascido, por exemplo, quando os pais não se prepararam para a saída da maternidade) o adulto deverá estar sentado no banco traseiro, usando cinto do tipo três pontos e com o veículo trafegando em baixa velocidade. Fique ciente que esta é uma situação insegura e somente utilizada quando, excepcionalmente, não temos o assento;
- Não usar o cinto do adulto em crianças pequenas;
- Adesivos no vidro traseiro, como “Bebê a bordo”, “Crianças a bordo”, podem ser usados e são úteis para informar aos outros o motivo da nossa cautela (ex.: baixa velocidade), ajudando a diminuir eventuais atitudes agressivas de outros motoristas.
➡ Para saber mais, leia a cartilha em PDF, “Segurança no transporte de crianças e gestantes“.
Pingback: reinaldoy no diHITT