Campanha de vacinação contra a rubéola!
A partir de amanhã, dia 9 de agosto até o dia 12 de setembro de 2008, o Ministério da Saúde dá inicio ao que ela chama de “maior campanha de vacinação do mundo”. E pudera, a meta é vacinar nada mais, nada menos do que 70 milhões de pessoas. 😯 Uau! Quanta gente!
Ao contrário de campanhas anteriores onde o foco principal era vacinar crianças e mulheres, dessa vez a campanha tem como principal objetivo imunizar os homens, além das mulheres e crianças.
Segundo o Ministério da Saúde a imunização será realizada da seguinte forma:
[…] PÚBLICO – A imunização será feita em duas grandes frentes: com a aplicação da vacina Dupla Viral (sarampo e rubéola) em homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos de todo o país, e por meio da vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) em indivíduos entre 12 e 19 anos nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, além de toda a população indígena que vive em aldeias. […]
➡ Informações importantes para você que vai tomar a vacina:
CONTRA-INDICAÇÕES – Quem não pode tomar a vacina:
- mulheres grávidas;
- pessoas que já tiveram reação alérgica grave à vacina;
- indivíduos com imunodeficiências congênitas ou adquiridas;
- pacientes que estão fazendo uso de corticóides em doses imunossupressoras, ou seja, que baixam a imunidade;
- pessoas em tratamento quimioterápico;
- transplantados de medula óssea cuja cirurgia tenha sido feita com menos de dois anos.
Atenção! Se você está em dúvida, a recomendação é consultar um profissional de saúde.
Mais informações sobre a rubéola:
O que é a rubéola? A rubéola, também conhecida como “sarampo alemão”, é uma doença infecto-contagiosa causada por vírus.
Qual a causa? É transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus da família Togaviridae.
Quais os sintomas? O paciente apresenta febre baixa, manchas na pele, dor de cabeça e nas articulações, gânglios aumentados no pescoço e atrás da orelha, entre outros.
Como se transmite? A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar.
Como tratar? Não há tratamento específico para a rubéola. Em caso de suspeita, a pessoa deve imediatamente procurar orientação médica.
Como se prevenir? Atualmente, a vacina contra rubéola consta no calendário vacinal para crianças aos 12 meses de vida com reforço entre quatro a seis anos. A vacina também está disponível para mulheres na faixa etária de 12 a 49 anos e para os homens de 12 a 39 anos.
Como é feito o diagnóstico? Algumas doenças se manifestam de forma semelhante à rubéola, como sarampo, escarlatina e dengue. Na situação atual de eliminação da rubéola, identificar precocemente um caso suspeito e realizar as ações de vigilância de forma adequada com uma correta investigação epidemiológica, a realização do diagnóstico diferencial é muito importante para classificar adequadamente qualquer caso suspeito.
Rubéola no mundo:
- A OMS estima que existam 110 mil novos casos de SRC a cada ano no mundo.
- Em 1996, 65 países tinham a vacina de rubéola em seus calendários nacionais de imunização. Em 2006, o número de países passou para 123 países.
Rubéola no Brasil:
- A partir de 2007, o Brasil inicia a organização de uma campanha nacional para eliminar a rubéola e a SRC.
- A vigilância epidemiológica da rubéola e da SRC foi intensificada a partir de 1999 com a implantação do Plano de Eliminação do Sarampo.
- Entre 1999 e 2007, a redução dos casos confirmados de rubéola ficou em torno de 80%.
- A partir de 2006 surtos de rubéola passaram a ocorrer nos estados de MG, RJ, RS, PR, CE, SP, MS, MT dentre outros. A faixa etária mais acometida é a de 20-34 anos de idade e 70% dos casos confirmados ocorreram no sexo masculino.
💡 Se você quiser saber mais a respeito da rubéola visite o site “Vacinação virou programa de família“, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.
💡 Para localizar o Posto de Vacinação mais perto de você utilize a ferramenta disponibilizada pelo site.
Então não esqueça! E vá tomar a vacina você também! 😉
10 Responses to Vá tomar a vacina contra a Rubéola.