Mais informação, menos poluição…
photo credit: Eduardo Amorim [Este carro tamb ém emite gases… 😆 ]
Se você está preocupado com a poluição do planeta mas não abre mão de ter seu próprio carro, a partir desta semana poderá ao menos antes de comprar um veículo novo, verificar se o modelo escolhido causa muitos danos ao meio ambiente e a partir daí selecionar uma opção mais “verde” e eliminar reduzir um pouco o peso na consciência. A idéia é a mesma daquelas etiquetas de consumo de energia que estamos acostumados a ver em aparelhos eletrônicos, fogões, geladeiras, lâmpadas, etc. e que de certa forma influenciam na nossa escolha na hora de decidir por determinada marca ou fabricante.
Basicamente serão dois indicadores, segundo o ministro do meio ambiente, Carlos Minc: As notas verde e a vermelha.
- A “Nota Verde” vai mostrar o quanto o carro emite de gases poluentes (monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio). Estes gases interferem diretamente na saúde das pessoas. A nota verde varia de zero a 10: Quanto maior a nota de um carro, menor o seu índice de emissão.
- A “Nota Vermelha” será o indicador de Gás Carbônico que vai mostrar a emissão de gás carbônico por quilômetro rodado pelo carro. “Isso tem a ver com as mudanças climáticas e com o aquecimento global do planeta”, disse o ministro. O indicador de gás carbônico mostra a emissão do gás por quilômetro rodado pelo carro: A escala vai de 5 a 10, aquele que emitir menos gás carbônico receberá nota 10.
Os dados estão disponíveis para consulta na internet, onde você pode verificar por marca, modelo, fabricante e até comparar os carros para facilitar na hora da sua escolha.
💡 Para consultar os dados e as notas dos veículos modelo 2008, visite o site do IBAMA em: “Consulta dos níveis de emissão dos veículos novos brasileiros.” 😉