Uma dúvida quase culinária…
photo credit: ZakVTA [Ops! Embrulho errado…]
Se você já fez algum assado, uma carne, peixe ou mesmo uma lasanha (pizza não vale, né…) deve ter tido a necessidade de embrulhar o alimento em papel alumínio, tarefa aparentemente fácil para quem seguiu religiosamente todos os passos para temperar aquela carne da forma exata que o Louro José mandou, mas daí você pega o rolo do papel abre um pedaço do tamanho exato para embalar o preparado, quando aparece aquela dúvida:
“– O lado fosco para fora ou o lado brilhante para fora?! Ou vice versa?! E agora José?!” 😆
💡 A resposta é simples: o lado brilhante para dentro. A explicação?! 😕 Simples, com a palavra a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL):
Qual a correta utilização do papel alumínio em contato com os alimentos?
O lado brilhante da folha, por ter uma rugosidade menor (é mais liso), propicia menor aderência de alimentos e substâncias na sua superfície, além do que seu índice de refletividade ao calor é maior o que pode aumentar um pouco o tempo de cocção dos alimentos. Assim, tecnicamente falando, o ideal é utilizar-se o lado brilhante para dentro para melhor aproveitamento da fonte de calor. O fato, porém, de se utilizar um lado ou outro em contato com alimentos não ocasiona qualquer prejuízo no cozimento ou conservação.
Então fica ai a dica. Se precisar embalar o assado com o papel alumínio embrulhe sempre com o lado brilhante para dentro, afinal queremos assar e não embrulhar para presente, heheh! 😆
❗ Outra dica: Nunca use papel alumínio no forno microondas! Nunca…
2 Responses to Brilhante ou Fosco?! Qual lado do papel alumínio você deve usar para assar os alimentos?