Conhece? Estava navegando pela biblioteca virtual da USP e vi umas imagens diferentes, antigas e bem elaboradas, só que em preto e branco, descobri que foram feitas com uma técnica chamada de Xilogravura. A xilogravura é uma técnica bem antiga, onde os desenhos são feitos através de um pedaço de madeira, algo semelhante à um carimbo, onde é entalhado a imagem e depois a mesma é passada para o papel. Eu não sabia o que era a xilogravura, também em tempos de Photoshop e Internet, vivendo e aprendendo sempre… 🙂
Autor: Frei André Thevet
Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais
Autor: anônimo
Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais
Para complementar a Wikipédia diz o seguinte:
Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. È um processo muito parecido com um carimbo.
É uma técnica em que se entalhar na madeira, com ajuda de instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Em seguida usa-se um rolo de borracha embebecida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura. Entre as suas variações do suporte pode-se gravar em linóleo (linoleogravura) ou qualquer outra superfície plana. Além de variações dentro da técnica, como a xilogravura de topo.
Autor: Frei André Thevet
Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais
Vale a pena dar uma olhada lá na Biblioteca Virtual da USP e ver as outras imagens… 😉
Fontes:
- Biblioteca Virtual da USP: “Xilogravuras“
- Wikipédia: “Xilogravura“
7 Responses to Xilogravura. Já ouviu falar?