Sabia que hoje é o dia da Informática? Nem eu! 😛
🙂 Curioso de plantão: Descobri por acaso quando dava uma olhada nas datas comemorativas do mês de agosto. Que vergonha! Logo eu que ganho a vida trabalhando com informática…heheh 🙂
Bem que hoje deveria ser feriado, não é mesmo? Hoje a informática está presente em quase tudo nas nossas vidas: no trabalho, na nossa diversão, na medicina, nos esportes, na agricultura, nos transportes, praticamente em tudo… para onde se olhe nós vamos ver ele lá, de alguma maneira estará lá o danado do computador…
15 de agosto dia da Informática… oras mas porque essa data??? Segundo o site PortoWeb:
No dia 15 de agosto, comemora-se o Dia da Informática, tecnologia que, desde seu surgimento, vem revolucionando o mundo. Neste dia do ano de 1946, surgiu a Eniac, o primeiro equipamento que mereceu ser chamado de computador. Apesar de operar com válvulas, o Eniac era totalmente eletrônico e processava dados com eficiência. Conta-se que esse computador nasceu do esforço dos EUA para construir a bomba atômica no fim da Segunda Guerra Mundial.
– As pessoas “entravam”, literalmente dentro do ENIAC!
– Acho que o ENIAC não cabe em meu apartamento… 😛
– O ENIAC hoje, já com mais de 60 anos: aposentado…! 🙂
😕 Mistéééério no ar: Achei estranho esta data, pois ela não é citada na Wikipédia, veja só:
ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Computer ou Computador e Integrador Numérico Eletrônico) foi o primeiro computador eletrônico.
Fabricado por John Eckert e John Mauchly na Universidade da Pensilvânia em 1946 com o patrocínio do exército estado-unidense, fora projetado para fazer cálculos balísticos durante a Segunda Guerra Mundial, mas só se tornou operacional depois do final da guerra.
Este primeiro computador pesava 30 toneladas, media 5,50 metros de altura e 25 metros de comprimento, foi construído sobre estruturas metálicas com 2,75 m de altura e contava com 70 mil resistores e 17.468 válvulas a vácuo ocupando a área de um ginásio esportivo. Segundo Tom Forester, quando acionado pela primeira vez, o ENIAC consumiu tanta energia que as luzes de Filadélfia piscaram.
Esta máquina não tinha sistema operacional e seu funcionamento era parecido com uma calculadora simples de hoje. O ENIAC, assim como uma calculadora, tinha de ser operado manualmente. A calculadora efetua os cálculos a partir das teclas pressionadas, fazendo interação direta com o hardware, como no ENIAC, no qual era preciso conectar fios, relês e seqüências de chaves para que se determinasse a tarefa a ser executada. A cada tarefa diferente o processo deveria ser refeito. A resposta era dada por uma seqüencia de lâmpadas.
Não achei (por enquanto…) uma referência mais concreta a respeito do porque da escolha do dia 15 de agosto, se alguém ai souber, por favor me avise!
🙂
Fontes:
- PortoWeb: “15 de agosto – Dia da Informática“
- Wikipédia: “ENIAC“
- The ENIAC Museum