Você sabe o que é o GIS?

Qual direção seguir? A do conhecimento, é claro! Você conhece o GIS? Não, eu não estou falando daquele material que os professores costumam utilizar para escrever no quadro e que soltam pó pra caramba… 😛

Estou falando da sigla GIS, que quer dizer: Geographic Information System. Ou traduzindo melhor Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Vamos manter a sigla SIG para ficar melhor o entendimento… 🙂

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG), aliam os recursos do geoprocessamento com informações que dizem respeito além dos dados geográficos de um determinado local, possibilitando uma nova visão, como por exemplo, de situações sócio-econômicas, políticas, operacionais, etc.
Simplificando o assunto, é uma tecnologia onde se utilizam mapas com sistemas de informática para poder conhecer melhor uma determinada região, um país, um continente, etc…
Antigamente nós utilizavamos mapas apenas para nos orientar no espaço, como para encontrar o tesouro enterrado, o endereço da casa daquela garota, achar o caminho para chegar naquela festa e por ai vai… Com o avanço da informática e das ferramentas de coleta de dados geográficos, tornou-se possível dar mais interatividade para estes mapas ‘antigos’, como por exemplo descobrir olhando em um mapa quais as regiões mais desmatadas da região Amazônica ou então “pintar” o mapa de uma cidade e descobrir quais os bairros onde existem mais tocedores do time A ou do time B, ou então quais os locais com mais incidência de foco do mosquito da dengue. As possibilidades de utilização são infinitas. Com a utilização dessa tecnologia tem-se inúmeras vantagens, entre elas:

  • Enxergar em um mapa eventos, que dificilmente seriam notados por relatórios numéricos.
  • Facilidade de compreensão dos dados analisados.
  • Possibilidade de cruzar diversos tipos de informação com determinadas coordenadas de localização.
  • Compreender comportamentos em determinadas áreas habitadas.

Cito como exemplo o sistema TerraCrime, um SIG utilizado para mapear as zonas de criminalidade na cidade de Belo Horizonte-MG, na figura a seguir é possivel ‘ver’ quais as áreas de maior violência na cidade. Por exemplo, pela análise do mapa é possível explicar de forma clara e simples à polícia, onde ela deve atuar mais para reduzir este índice de criminalidade.

Software TerraCrime.

– No Terracrime, você visualiza onde estão as ocorrências.

Esta é uma explicação mais simplificada do conceito, portanto consulte mais fontes para ampliar o seu conhecimento. 😉

Em outro post, continuarei falando a respeito deste assunto… 🙂

Fontes:

This entry was posted in Tecnologia and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *