O mês de agosto já está ai, e com ele muitas coisas que atiçam nossas mentes curiosas… me lembrei de uma frase que sempre escutamos falar:
“- Agosto… mês do cachorro louco!”
Mas porquê o mês de agosto? Folclore? Preconceito? Os cachorros combinam em ficar malucos neste mês? Pois é… são essas coisas que as vezes pertubam os nossos cérebros… 🙂
Mas isso não é problema para quem tem o Google! Logo descobri uma explicação bem coerente para a tal frase. No site do Kennel Club, a colaboradora do site Vininha F. Carvalho, comenta a respeito do assunto e explica porque a vacinação é realizada no mês de agosto:
É dessa forma que muitas pessoas são alertadas sobre o perigo que a raiva representa para a saúde da população. Realmente, embora o contágio possa acontecer durante todo o ano, é neste período que ocorre uma grande concentração de cadelas no cio em decorrência de condições climáticas, onde o aumento de luminosidade nesta época do ano, ativa sexualmente todos os mamíferos.
Em função disso há uma maior aproximação e promiscuidade entre os animais propiciando a transmissão do vírus. A infecção ocorre por ferimento provocado por mordedura de um animal contaminado e ataca o cérebro, levando à morte. O maior transmissor da Raiva entre os animais, no Brasil, é o morcego. Os cães e gatos são os principais transmissores para os seres humanos.
Ela ainda recomenda:
O animal tem direito a consideração, à cura e à proteção do homem; por isso é preciso vacina-lo contra a Raiva.
Não substituindo o conselho de um veterinário, alerto que é prudente observar se o animal apresenta boa saúde, sem sinais de febre, vômitos, diarréia, inapetência, apatia, verminose, etc… antes de se aplicar a vacina, porque somente assim estará garantindo a imunização.
Não devem ser vacinadas fêmeas no período do cio, prenhes (gestante), amamentando e nem filhotes com idade inferior a 4 meses.
O uso de seringas descartáveis se faz necessário para que seja evitada a disseminação, caso alguma animal esteja portando agentes das moléstias infecciosas. Procure orientação veterinária em caso de dúvida e lembre-se que amar um animal é muito mais do que alimentá-lo.
Fonte: Site do Kennel Club: “Agosto… mês do cachorro louco“