Você sabe o que é a tecnologia RFID? E como ela pode facilitar as nossas vidas? No site do IDGNow li um artigo que explica isso de forma simples e direta, segundo o site:
Muitas das tecnologias práticas que temos em nosso dia-a-dia foram inicialmente, desenvolvidas para uso militar. Uma delas, que se torna cada vez mais popular, também parte do mesmo ponto, o RFID.
O RFID (Radio Frequency Identification), foi desenvolvido para reconhecer aeronaves em combate, permitindo pelo monitoramento das freqüências de rádio, que se distinguissem aviões inimigos e aliados. Imagine a importância dessa tecnologia. Um míssil poderia ser lançado por engano a uma aeronave aliada se o sistema não existisse.
Como sempre as indústrias de tecnologia logo identificaram o grande potencial da tecnologia no uso industrial e civil. Hoje, no mundo todo, tecnologias utilizando RFID estão presentes e facilitam nossa vida.
O funcionamento é relativamente simples. Em um pequeno chip são inseridos os dados do que se pretende localizar, em um carro seriam inseridas informações como a placa, licenciamento, nome do proprietário, etc. Essas informações seriam capturadas por torres de transmissão, que emitem ondas de rádio para localizar o chip e trazer a informação.
Existem dois tipos de chip de RFID, os ativos e os passivos. Os chips ativos emitem um sinal de rádio, para isso contam com uma pequena bateria. As ondas disparadas pelo chip são captadas pelas antenas e transmitidas para o computador. Nos chips passivos, a torre é responsável pelo envio da onda, que no momento que atinge o chip, capta a informação e é refletida de volta para a antena. Lembra muito o sistema de reconhecimento sonoro utilizado pelas baleias e morcegos, que medem a distância dos objetos pelo retorno do som por eles emitido.
A principal diferença entre os modelos ativo e passivo está no alcance, que é maior no ativo. Contudo a necessidade de bateria implica numa menor vida útil e em um preço mais elevado.
Quais as aplicações práticas dessa tecnologia? O artigo cita algumas aplicações:
- Monitorar carros, bichos de estimação, gadgets.
- Evitar que se pegue fila no pedágio, realizando a cobrança sem que o motorista precise parar o veículo.
- Etiquetas inteligentes (em substituição aos já tradicionais Códigos de Barras).
Fonte:
- Artigo no IDGNow: RFID: conheça o sistema de identificação que fará parte de seu dia-a-dia
- Artigo no IDGNow: Brasil desenvolve primeiro chip RFID para controle de estoques