Atrás de um emprego? 🙂
Não sabe nem por onde começar para preparar seu currículo, veja as dicas da Lucia Reggiani::
Pensou em emprego, pensou em currículo. Primeira etapa do processo de seleção de qualquer empresa, o currículo tem a função de resumir o que o profissional é e o objetivo de levá-lo para a segunda etapa, a entrevista.
Trocando em miúdos, seu currículo precisa causar boa impressão e dar a quem lê a vontade de conhecê-lo. Como fazer isso com uma lista de realizações em TI? A receita é de Marcelo Mariaca, calejado especialista em recrutamento e transição de carreira, em dez tópicos:
1- Mantenha o currículo em duas páginas – mais do que isso, ninguém lê.
2- Comece a primeira página com um cabeçalho breve – nome, endereço, CEP, telefone, celular e e-mail são mais do que suficientes para o
empregador o encontrar.3- Posicione-se num perfil resumido – por exemplo, gerente de projetos de TI com experiência em comércio eletrônico, bacharel em Ciência da Computação com inglês fluente.
4- Na segunda página, comece com o item Formação acadêmica, alinhando título e instituição em que estudou, do mais recente até o Ensino Médio, mencionando as datas.
5- Em Experiência profissional, vá da mais recente para trás, listando empresa, cargos e um sumário de 3 a 4 linhas sobre realizações
relevantes.6- Em Outras informações, coloque dados pessoais, como data de nascimento, estado civil, cursos de grande relevância, viagens internacionais, estágios.
7- Não inclua referências: elas só servem para amolar as pessoas com os telefonemas dos recrutadores.
8- Evite dados controvertidos como posição política e filiação religiosa.
9- Revise o texto várias vezes – erros de Português são inaceitáveis.
10- Nada de fotos (para evitar preconceitos) nem pretensão salarial (pode parecer pretensioso demais).
Postado por
– Lucia Reggiani
– 01/03/2007 – 20:49